sábado, 30 de março de 2013

quando a conta chega, saque seu Android

quando a conta chega, saque seu Android

quando a conta chegar, saque seu Android
fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1SHQDDd18Um566OloJp5Io9afIc_Bx8KWK_G4ZleEyP_dM2TEBk3_9D8GnjPFIeVVo8uJ0ldMZ_do1j99QDpsNmWaHPVVVWOSiljyhoFHfxyodlFuzAA-6ADGYZy2u4V37XBntenj7xxP/s400/tio-patinhas.png

aplicativos para facilitar suas contas em eventos, festas e restaurantes


Seja na balada, no almoço, no churrasco ou nas viagens, uma coisa muito chata é ficar fazendo as contas para saber quanto cada um tem que pagar no final da diversão. Desta vez veremos dois apps que ajudam nessa tarefa, cada um com aplicações diferentes. Os apps gratuitos Fecha Conta e Tricount.



Dividindo a conta

Todos nós já passamos por essa situação, seja num almoço com os colegas de trabalho, no lazer com os amigos ou na balada com a galera. A conta chega e vem a pergunta: "vamos dividir por igual ou cada um paga o que consumiu?". A resposta varia de grupo para grupo e, no primeiro caso, muitas vezes o próprio estabelecimento faz a divisão.

Mas quando os perfis de consumo são muito diferentes dentro do grupo (tem quem bebe álcool e quem não bebe, quem atacou uma picanha e quem ficou só na salada, quem se empanturrou de sobremesa e quem só ficou no cafezinho...) a confusão está formada: "quem faz as contas?", "o que você pediu?", "quem pediu isto aqui?" são as perguntas que mais se ouvem nesse momento.

Para facilitar, você pode sacar seu Android e usar o app gratuito Fecha Conta, disponível no Google Play. Nele você cadastra até 16 pessoas (podendo escrever cada nome para facilitar), lança as despesas de cada um e as despesas comuns (ainda que tenham sido comuns somente a dois ou três do grupo), o percentual do serviço ("gorjeta") e o total da conta e ele dará o valor que cada um tem que pagar. Simples e rápido. Sem discussões.

Dividindo as despesas

Outra prática comum a quem vive em sociedade é a realização de eventos, desde um almoço em família até uma viagem em grupo, em que cada um contribui com uma coisa (comida, bebida, pratos, copos, talheres, aluguel, enfeites, combustível e sabe-se lá mais o que...) e depois faz-se um acerto geral, anotando-se quanto cada um gastou, chegando-se a um total, rateando o valor entre os participantes e compensando as divergências: aqueles que gastaram menos "pagam" aos que gastaram mais. Mais uma vez os momentos finais da diversão podem se transformar num exercício de matemática avançada para os participantes.

Para essa situação existe o app gratuito Tricount, no qual você cadastra cada participante do evento, quanto cada um gastou e ele faz a mágica, indicando o valor que os que gastaram menos tem que pagar e a quem o pagamento tem que ser feito para que a despesa seja dividida de forma igualitária.

E o acerto nem precisa ser feito na hora. O resultado pode ser publicado no site tricount.com e enviado por e-mail aos participantes, que terão acesso a todos os detalhes e poderão efetuar os acertos diretamente uns com os outros. Até mesmo para um app do Facebook o resultado é enviado, porém, pessoalmente, não aconselho seu uso. Não é necessário.

É isso aí. Com esses apps teremos mais tempo para aproveitar as horas de folga com lazer, deixando a matemática para outros momentos das nossas vidas.

Se você conhece mais aplicativos nessa linha, deixe sua indicação nos comentários.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário