terça-feira, 7 de maio de 2013

AirDroid: O canivete suíço

Tem alguns apps que nos deixam de boca aberta. Pode ser pela inovação, pelo design ou pelas funções que apresenta. Neste caso, meu queixo caiu pelos três motivos. O AirDroid é um aplicativo que, combinado com o webapp do fornecedor, permite o acesso remoto a quase tudo dentro do seu Android, inovando nas maneiras de conexão e com um visual que torna muito fácil seu uso. Vamos a uma breve descrição do que ele faz.

A ideia inicial é a seguinte: instalando o AirDroid no seu smartphone você poderá acessar suas fotos, videos e qualquer arquivo armazenado no cartão de memória sem precisar conectar o cabo USB no computador. Para isso basta que os dois aparelhos estejam usando a mesma rede wi-fi. Mas isso tem muito aplicativo na Play Store (ou pré-instalado no celular) que faz, então não seria novidade nenhuma.

No entanto, a inovação começa na forma de iniciar a conexão: ao abrir o site web.airdroid.com, você verá um QRCode (aquele "código de barras em 2D"). Basta ativar o AirDroid no smartphone, tocar no ícone da câmera, apontá-la para esse código e pronto: conexão efetuada. Nada de ficar digitando endereços enigmáticos no browser, que mudam a toda hora.

Uma vez conectado, você verá no seu navegador (no computador, ok?) todas as funções disponíveis no sistema:

- Fotos, vídeos, músicas e arquivos armazenados no seu celular;
- Contatos, registro de chamadas, toques e mensagens (dá para enviar SMS pelo computador);
- Localização, câmera e captura de tela.

Este último grupo merece um pouco mais de detalhamento. Se você criar uma conta no serviço Airdroid, acaba a necessidade do seu smartphone estar conectado na mesma wi-fi do computador. E o app pode iniciar um serviço automático (e invisível, dependendo da configuração) no seu celular.

Então, se você esquecer o Android em algum lugar (ou em "n" situações diferentes), poderá descobrir onde ele está através da localização, ativar sua câmera e obter imagens do local ou de quem o estiver usando (só na versão paga, em alguns casos) e até capturar a tela de forma imperceptível a quem estiver com o aparelho em mãos.

É ou não é para ficar de boca aberta? E você, tem usado que outros apps "de cair o queixo"? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário