domingo, 2 de junho de 2013

Organizando sua vida com o Android - Parte 2 - Tarefas e Compromissos

Depois de aprender a sincronizar seus contatos do Gmail com o Android, vamos passar à segunda etapa de uso do smartphone para nos ajudar na organização de nossas vidas: Tarefas e Compromissos.

O Google nos oferece duas ferramentas muito boas para organização de tarefas e compromissos e sincronizá-las com o Android só vai ajudar a ter tudo sempre à mão e on-line onde quer que você esteja.

Antes de mais nada, temos que fazer uma distinção entre o que é uma tarefa e o que é um compromisso:
  • Compromisso é aquele evento que tem dia, hora e duração para acontecer, podendo ser uma reunião familiar ou de negócios, uma sessão de cinema, uma balada com os amigos, uma viagem, etc...
  • Tarefa é algo que você tem que fazer, mas não necessariamente em um dia ou horário específico, como pagar uma conta, fazer um telefonema, enviar um e-mail, arrumar seu quarto, etc...
Assim, para não misturar alhos com bugalhos, temos ferramentas separadas para tratar tanto uns quanto outros, porém de uma forma totalmente integrada, já que ambos referem-se a algo que você tem que fazer em algum momento.

Google Agenda

Acredito que todos concordem que uma das melhores agendas on-line disponíveis gratuitamente é o Google Agenda. E, por ser um serviço do Google, basta instalar seu app no Android (se a fábrica não instalou) e ter todos seus compromissos na palma da mão, com direito a alertas e tudo.

No Android, a agenda se integra a seus contatos. Isso quer dizer que, ao preencher o local do compromisso, se você digitar o nome de um contato terá a opção de utilizar o endereço cadastrado para ele. Além disso, como é uma agenda colaborativa, você poderá usar os contatos para enviar convites para eventos e compromissos também.

Você pode até colocar um widget na sua homescreen para conferir seus compromissos ali mesmo, sem nem abrir o app.

E, como já dissemos aqui, se você preencher o local de seus compromissos na agenda, o Google Now vai te avisar quando você tem que sair de onde estiver para chegar na hora, mostrando o caminho e considerando o trânsito (onde disponível).

Tarefas

Para gerenciar suas tarefas, o Android vem com um aplicativo bem interessante chamado Tarefas, que permite que você inclua dados como datas de início e fim de execução, prioridade, percentual concluído, periodicidade (para tarefas repetitivas, como pagamento de contas mensais), agrupamento por projeto, etc... 

Também vem com um widget para você colocar ao lado da agenda na tela inicial e não se esquecer do que precisa fazer.

Só tem um senão: não é on-line. O que você cadastrar nele fica restrito ao seu android e não pode ser compartilhado com outros usuários nem com outros dispositivos.

Tarefas do Google Agenda

Na web, o Google oferece o Google Tasks (veja a ajuda dele aqui), um sistema minimalista de gerenciamento de tarefas integrado à Agenda, porém muito inferior ao próprio aplicativo do Android. Nele somente podemos cadastrar a tarefa com data para conclusão e categorizá-la em uma lista. Nada muito além disso.

A grande vantagem é que você pode transformar um e-mail recebido em uma tarefa a ser realizada, o que é muito prático para quem trabalha em equipe e usa o Gmail para troca de informações. E também pode fazer com que as tarefas apareçam na sua agenda (somente na web), bastando um clique para marcá-las como concluídas.

O melhor dos dois mundos

Mas usuário de Android nunca está órfão. Para unir os potenciais das duas soluções existe o GTasks, um app que utiliza a base das Tarefas do Google Agenda e a complementa com repetição, lembretes, adiamentos e outras coisas bem interessantes.

Ele também tem vários modelos de widgets para visualizar ou criar tarefas que também convivem bem com o widget da agenda na sua homescreen. E tem uma versão gratuita, então nada melhor do que testá-lo e ver se atende às suas necessidades.

Esta série de artigos sobre organização vai continuar por mais algumas postagens. Deixe suas sugestões nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário